Coronavírus: É verdade que a barba facilita o contágio da doença?

Cada dia que passa, somos bombardeados de informações a respeito dos cuidados que devemos ter para evitar o contágio do coronavírus.

Dentre os noticiários e as correntes de WhatsApp, começou a ser disseminada a informação de que a barba poderia ser uma superfície em potencial para aumentar o risco de infecção e contaminação do Covid-19. Por conta disso, os jogadores de vôlei da Seleção Brasileira iniciaram uma campanha que levou a uma série de famosos rasparem a barba. Dentre eles estão: Danilo Gentili, Felipe Andreoli, Wallace, entre outros…

E confesso, isso nos deixou com a pulga atrás da orelha! Será que é possível mesmo aumentar as chances de contágio apenas pela barba?!

Segundo a dermatologista Damaris Ortolan em entrevista para o UOL: “É um vírus novo, que começou a circular há menos tempo, então é difícil dizer algo em relação a ele, mas com a barba, a higiene é mais difícil. Quando se tem a pele lisa, fica mais fácil de lavar com água e sabão. Com a barba é mais difícil fazer a higiene entre os pelos, então, acho que é válido. Quanto mais higiene, melhor. Se a pessoa passar a mão na barba, como passa no rosto, a barba é mais difícil de limpar”

Já o professor de medicina Dr. John Swartzberg da Universidade de Berkley citou ao LA Times que “A única coisa que preocupa sobre pelos faciais é caso a barba atrapalhe o uso da máscara N95 - ou de qualquer máscara, na verdade.”. Dessa forma, os profissionais de saúde como médicos e enfermeiros, por ordem da própria profissão, já possuem o hábito de ficar imberbe.

Contrapartida, o médico infectologista Dr. Filipi Prohaska em entrevista ao G1 cita: “O grande problema da barba é a proximidade com a boca e o nariz, que são áreas de transmissão do vírus. Se você contamina sua mão, mexe na barba, mexe no bigode, ou teve o contato, beijou alguém contaminado, fica aquela área contaminada também, e a proximidade com boca e nariz facilita a transmissão.".

Ou seja, a verdade é que não existe nenhuma comprovação científica a respeito da chance de se infectar por coronavírus devido ao uso de barba, mas é um fato de que talvez ela dificulte a higienização do rosto. Para os mortais, talvez não seja realmente necessário se barbear, no entanto, como qualquer outra coisa nesse momento, recomendamos redobrar os cuidados com a higiene!

E NADA DE ÁLCOOL EM GEL NO ROSTO! Além de poder causar intoxicação pela inalação, pode ainda ser um fator de risco para acidentes como combustão aos tabagistas, entre outros.

Contem pra gente o que acharam do post através dos comentários! Nos vemos novamente amanhã!

38 visualizações

CONTATO | SAC

klus@klus.com.br

Tel: (31) 9 8407-2907

REVENDA OFICIAL

Smr Comercio De Vestuario Ltda - CNPJ 18.740.803/0001-48
Klus.com.br
© 2020 by MdG

  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Facebook Icon