A fibra mais usada - O algodão

Atualizado: Ago 11

Ao falar em algodão logo lembramos daquela fibra branquinha que nos proporciona muito conforto. Porém, nem todo algodão é branco! Você sabia? Confira agora a origem algumas curiosidades sobre essa antiga fibra.


Origem e expansão:


O algodão é uma fibra natural que tem sua origem em terras árabes, mas também foi encontrado vestígios de seu cultivo no norte do Peru, bem antes de Cristo.


Assim, um dos povos que mais usaram essa fibra foram os Incas em seus artesanatos. Eles cultivavam o algodão em larga escala e com uma técnica muito precisa confeccionavam diversas peças artesanais, além de também tingirem e fazerem estampas em seus produtos.


No entanto, os grandes responsáveis pela difusão do algodão no mundo foram os árabes que o comercializaram na Europa. O grande marco veio no século XVIII com o desenvolvimento das novas máquinas de fiação, quando o algodão começa a dominar o mercado de fios e tecidos. Em 1792, é inventado também o descaroçador de algodão acelerando a produção do tecido nos Estados Unidos.


Atualmente, China, Índia, EUA, Paquistão e Brasil são os maiores exportadores da planta.

Artesanato Inca*

No Brasil:


Os índios já cultivavam algodão e dominavam as etapas de colher, tecer e até mesmo tingir o algodão. Era muito usado para fazer redes e cobertores. Posteriormente em 1760, a Região Nordeste se destaca na exportação da fibra para a Europa. Hoje o estado que detém a maior produção é o Mato grosso.


Tipos:


Egípcio – Possui alta resistência e comprimento. Sua produção é larga em países africanos, majoritariamente, Egito e Sudão.

Anual – Possui as fibras menores e o mais cultivado no mundo. É uma espécie versátil e usada para fazer artigos de vestuário e artigos para casa.

Pima – O algodão Pima, também conhecido como algodão peruano, possui fibras extra longas. Além disso, é resistente, versátil e confortável. Por isso a Klus escolheu esse tipo de algodão para fazer as Polos Pimas para garantir conforto e qualidade.


Blusa e detalhe da Polo Pima Klus- Conforto e qualidade em um único produto.

Confira em nosso site www.klus.com.br e visite uma de nossas lojas!








Curiosidade:

O algodão colorido existe há mais de 4.500 anos. A sua grande vantagem é que não precisa ser tingido, podendo ser um cultivo agroecológico.

Algodão colorido



* Imagem extraída e disponível em https://haac1.wordpress.com/2017/10/31/incas-historia-arte-e-costumes/

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo